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Fique a par das 5 melhores estratégias de Instagram para o seu restaurante

Como já deve ter percebido, 2021 será um ano marcado pela mudança, em parte devido aos desafios que surgiram para o setor da restauração com o decurso da pandemia, mas também devido à elevada concorrência que tende a manifestar-se no meio digital.

Por uma razão ou por outra, o importante é que possa contar com uma estratégia de social media relevante e eficaz, pelo que partilhamos agora consigo algumas dicas práticas de marketing que o ajudarão a colocar o seu restaurante numa posição de destaque e notoriedade perante o utilizador.

 

Faça publicações frequentes

O Instagram é uma das redes sociais que possui mais utilizadores ativos por dia em todo o mundo, sendo que este número pode chegar a atingir os 500 milhões, pelo que deverá optar por comunicar e vender o seu restaurante através desta plataforma, todos os dias.

Seja através do feed, dos stories ou ainda dos reels, o segredo está em manter-se presente na mente do utilizador, e a frequência com que publica conteúdos é meio caminho andado para o sucesso do seu restaurante nas redes sociais. Invista na captação de fotografias de qualidade dos seus pratos ou estabelecimento, que demonstrem aspetos reais do seu negócio, porque nada cativa mais os utilizadores que a verdade.

De entre os diferentes tipos de conteúdo que poderá publicar destacam-se as ações promocionais, as ofertas do dia, os ingredientes utilizados para a confeção dos seus pratos e os depoimentos dos seus clientes, porque confiança gera confiança. Este tipo de conteúdos poderá ainda surgir sob o formato de publicação ou vídeo, sendo que este último é sempre mais valorizado pelo utilizador.

 

Aposte nas fotografias, mas tenha cuidado com os filtros

Hoje em dia a autenticidade é a resposta para quase tudo, razão pela qual os conteúdos visuais que publica deverão ser uma representação o mais fiel possível daquele que é o seu prato ou o seu restaurante.

Imagine o que seria ver um cliente a entrar no seu estabelecimento e perceber no seu rosto que a expectativa ficou muito aquém da realidade. Não gostaria de estar nessa posição, pois não? A boa notícia é que a única coisa que tem a fazer é evitar ao máximo os filtros e a manipulação de imagem, porque se o conteúdo for verdadeiramente bom, os utilizadores vão reparar.

 

Peça aos seus clientes para avaliarem o serviço

O mais comum nos dias de hoje antes de visitar um restaurante é recorrer às redes sociais e ao motor de pesquisa do Google para procurar as avaliações feitas a esse mesmo estabelecimento, de modo a perceber se a qualidade da comida e do atendimento correspondem às expectativas iniciais ou se por outro lado deixam em dúvida qualquer decisão.

O segredo está no feedback que os clientes dão sobre o seu restaurante, uma vez que boas avaliações tendem a atrair novos clientes, pelo que deverá optar por proporcionar excelentes experiências ao cliente, colecionando assim boas avaliações e utilizando isso a seu favor.

 

Utilize hashtags nos seus stories e publicações

É fundamental que faça uma gestão e utilização inteligente desta ferramenta, lembrando que as hashtags em excesso prejudicam o desempenho e visualização das suas publicações. Estas, podem ainda surgir no campo de descrição da publicação, nos comentários, ou ainda nos próprios stories.

Para além disso, deverá optar por marcar a localização do seu restaurante com um pin, podendo ainda fazer alusão a alguns pontos turísticos que se encontrem por perto, sendo esta uma excelente forma de os utilizadores que se encontram perto do seu estabelecimento o encontraram mais facilmente.

Uma das formas de perceber quais as hashtags mais indicadas para o seu negócio passa por explorar e conhecer as hashtags que a sua concorrência utiliza e qual o resultado que estão a obter com elas.

 

Mantenha-se a par das métricas do Instagram

Nada se faz sem esforço e os momentos de análise e acompanhamento de dados são tão ou mais importantes que os momentos de partilha dos conteúdos, pelo que é fundamental que acompanhe de perto estes números.

De entre as diversas métricas que esta rede social coloca à sua disposição, destacam-se:

  • As visitas ao seu perfil
  • O guardar da publicação
  • A partilha da publicação
  • Os cliques no seu website
  • A percentagem de contas alcançadas através da ferramenta de descoberta
  • O alcance gerado em cada publicação
  • O número total de impressões das suas publicações

 

Neste sentido, e independentemente daquele que seja o objetivo para o seu restaurante, é importante lembrar que o sucesso não depende apenas de um fator, mas sim de uma conjugação de aspetos fundamentais para que os utilizadores olhem para o seu negócio com outros olhos, sendo que todas estas estratégias de social media o ajudarão não só a atrair mais clientes, como também a potencializar a sua visibilidade e notoriedade no meio digital, convertendo assim cada vez mais seguidores em clientes reais.